domingo, 27 de janeiro de 2008

A Dúvida

Terminam hoje as noites que mergulharam o Teatro Viriato, em Viseu, numa enorme dúvida. Ou num rol de dúvidas incontornáveis para as quais nos alertou John Patrick Shanley, numa peça posta em cena por Diogo Infante, Eunice Muñoz, Isabel Abreu e Lucília Raimundo - A Dúvida - encenada por Ana Luísa Guimarães.
Tudo se passa num colégio de Bronx, em que Diogo Infante faz de padre e lecciona. Um homem virado para a religião que não partilha exactamente de todos os ideais típicos da religião católica. Eunice Muñoz representa a madre-superiora com funções de direcção do colégio. É exigente, rude e disciplinadora e tem uma necessidade estranha de controlar tudo. Lucília Raimundo e Isabel Abreu não são nomes de tanto peso como os anteriormente falados. Nem por isso se coibem de ter grandes papéis. Isabel Abreu interpreta uma freira muito emotiva que se torna aliada à madre-superiora, embora partilhe mais dos princípios do padre, acabando por acusá-lo de actos ilícitos. A moça chora baba e ranho durante quase toda a peça (que, a bem ver, demora mais de duas horas).
No final, a emoção, quer da parte do público, quer da parte dos actores, paira no ar. As dúvidas deixam-se por ali ficar... e prosseguem.
Uma peça de suspense, que apela ao psíquico e que aconselho.

Nenhum comentário: