quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mais essa... as finanças

Esperar 1hora e 30 minutos nas finanças não foi nada que me admirasse... Agora esperar 1hora e meia nas finanças e não conseguir resolver a situação, aí já me irrito. Até porque me aconselharam a contornar a lei... nas próprias finanças... E português que é português, tenta sempre contornar a lei.
A questão que se punha eram os recibos verdes. Para passar um recibo verde tenho que "dar início à actividade" nas finanças. Dar início à actividade implica que comece a pagar impostos, embora tenha um primeiro ano de isenção. Mas eu não tenho propriamente actividade. Tive apenas uma única actividade, pelo que posso fazê-la como um "acto único", que já não me obriga a meter o IRS, mas, em contrapartida, me deconta 21% de IVA e exige que eu pague 31 euros e qualquer coisa. Ora, se a actividade me der um lucro de apenas 50 euros, imaginemos, descontam-me 10.50 euros e ainda pago os tais 31 euros e qualquer coisa. Isso dá-me um lucro de cerca de 8 euros. Agora, imaginemos que para exercer essa actividade tivemos que pôr dinheiro do nosso bolso. Deslocações, por exemplo. Aí, já não recebemos pelo serviço. Pagamos por ele.
Ou seja, sendo um "acto único", eu teria pouco lucro - no meu caso é mais de 50 euros que receberia originalmente. Só me compensaria dar início à actividade. O problema é: e se eu não conseguir mais nenhum trabalho o resto do ano? Poderia então cancelar o "início de actividade" posteriormente. Cancelando ou não a actividade, perderia a tal isenção de impostos, que me daria muito jeito quando um dia começar a trabalhar a sério. Aliás, este ano, a não ser que arranjasse emprego, não me compensaria nunca a isenção de impostos, porque as propinas da faculdade, só por si, cobririam todos os meus trabalhos remunerados. Portanto, do IRS, eu teria apenas dinheiro a receber.
O que me aconselharam nas finanças foi para ser outra pessoa a passar o recibo verde por mim... Tirem as vossas próprias conclusões daqui. Isto ultrapassa-me!

3 comentários:

GF disse...

e não viste como é da criação de empresas aposto!!se quiseres eu passo-te o recibo... pois é este é o país em que vivemos, daí ei querer formar uma empresa, agora percebes a ideia da empresa, há muito mais isenções e quando tens que pagar podes meter gasolinas e montes de coisas para abater nos impostos! Welcome to Real Live Babe

Dúbia disse...

amiga, seja como for não inicies actividade pçois é desvantajoso... adorei a tua reportagem, tenho uma pequena coisinha para ti no meu blog :D

Anônimo disse...

eu abri actividade o ano passado... disseram-me q era a unica maneira de receber o dinheiro. já vou no segundo ano e por causa de possiveis multas fui ás finanças para me informar de ivas e coisas q tais. e ficas a saber q só descontas os ditos 21% se fizeres anualmente mais de 10.000 euros em recibos. IRS é q passa a ter q se entregar...