sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Carnaval

No rescaldo do Carnaval, ficam algumas fotos giras. Eu era qualquer coisa como uma rock star. Tenho pena de ter sido eu a pessoa mais ridícula do grupo.
Não entendo. Há sempre aqueles que dizem que se vão mascarar e não se mascaram. Há sempre aqueles que pensam e pensam e pensam no que se mascarar e acabam por deixar tudo para a última da hora, não obtendo máscaras tão conseguidas. Há sempre aqueles que rejeitam mascarar-se, mas, no final de contas, acabam a noite com os óculos da máscara dum, o cachecol do outro, o casaco do outro e com talvez uns copos a mais, a fazerem figuras tão tristes como se estivessem realmente mascarados. Mas eu gosto de viver o Carnaval em grande. Ou bem que não me mascaro, ou, se me mascaro, é para ser a sério.
Tenho a certeza de que a minha máscara não passou despercebida. Era bastante... chamativa. Mas, ao contrário de todos os outros dias do ano, eu não me importei. Porque quem me conhece é natural que olhe para mim. Quem não me conhece e me voltar a ver mais tarde não vai, de certeza absoluta, associar a minha vestimenta normal àquela terrível saia de toule e leggins cor-de-rosa fluorescente.
Além disso, há outra coisa que eu gosto. É o facto de poder adoptar outra personagem. Quem nunca quis ser rock star por um dia? Cantei, toquei o meu cavaquinho, abanei a maraca que, simultaneamente, servia de microfone. Usei roupas só admissíveis a rock stars (ou a rock stars wannabe, come eu no Carnaval). E o espírito proveniente desse alcance de um sonho (nem que seja por um dia) não é negativo, pois claro que não. E contagia! Contagia os outros mascarados, contagia os mais bebedolas, mas não aqueles que ali estão para "ver as vistas", sempre com ar entediado e um olhar de desprezo perante aquelas pessoas todas tão ridículas.Enfim, umas sete da manhã audaciosas para o regresso a casa, numa onda juvenil que quebra com o enterro do Entrudo e outros rituais carnavalescos - tradição já não é o que era!- resguardados por uma população mais crescida, mas menos ousada, mais conservadora, mas também animada. 2008 marcado pela chuva, frio e ventos que sopraram vingativos e estragaram as festas conterrâneas. Rock star, baby!

Um comentário:

Dúbia disse...

Helguinha, mas tu não te disfarçaste, esses óculos são aqueles que usas sempre, tá bem que usaste à noite...mas... olha e a sainha tule é aquela com que apareceste na passagem de ano... tu és uma pop star... os gajos do casting dos morangos que vejam isto... qualquer dia sou eu a pedir-te autógrafos... pena que vocês não se lembraram de mim :( jokas