segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Kosovo - sim ou não?

Lamento a minha ignorância relativamente às guerras que se passam no mundo. Não é definitivamente neste campo que o meu conhecimento incide mais, por isso peço desculpa se este post for muito ridículo. Espero que seja essa minha ignorância que me faça temer a independência do Kosovo e tudo o que se siga neste post sejam meras gafes...
Por um lado, fico contente por aquela população estar contente com a independência. Ao mesmo tempo, entristece-me que aquela população esteja contente. É impressão minha, ou esta nação independente vai ficar um tanto ou quanto dependente dos Estados Unidos? É impressão minha, ou isto é sobretudo uma vitória dos Estados Unidos, que começam a entrar, a pouco e pouco, na nossa Europa? É impressão minha, ou o Kosovo, uma das zonas de maior criminalidade e corrupção da Europa, vai agora passar a ser um novo paraíso criminal? É impressão minha, ou o facto de a Europa agora ter uma nação independente muçulmana pode comportar alguns riscos? É impressão minha, ou este povo vai sofrer muito até conseguir impôr-se, organizar a vidinha, começar a produzir coisas, a trabalhar, arranjar dinheiro para comer, etc? É impressão minha, ou a Sérvia, nada satisfeita com o sucedido, pode atiçar-se ao Kosovo, o que pode, em última instância, gerar uma guerra mundial (com EUA de um lado e Rússia do outro)?
Sou um bocado drástica... Aliás, acho escandaloso que uma região consiga independência de um país que não lha concedeu... Por que são os outros países a decidir isso? (esta questão parte mesmo da minha ignorância...)
Quais são, afinal, os benefícios deste novo país? A Espanha, por exemplo, não lhe reconheceu independência... Mas, claro, eles têm o País Basco à perna... Não entendo...

2 comentários:

i disse...

parece-me que todas as nações têm o direito à sua independencia, não interessa se tras vantagens ou não. é uma questão de identidade, de não queres ser controlado por outro país. tal como as nossas colónias. os países "pais" geralmente n querem dar a independencia porque perdem dinheiro com essas coisas, mas não seria mais democrático e pacifista conceder a autonomia aos povos que a desejam?

Helga disse...

não é isso que está em causa... imagina que eu agora... olha sou do norte e quero a independência do norte do país. Sempre pertenci a Portugal e um dia lembrei-me que queria ser independentes. Agora imagina que vêm os EUA lutar por mim e o meu "povo" e dizer que já somos independentes e que estamos sob o seu comando. O governo não teria uma palavra a dizer? Quem é a OTAN no meio disto? Independência de um país para ficar a dever ao outro ainda pior?