terça-feira, 6 de maio de 2008

Oranje Boven Kaal van Onderen

O Queen's Day deu-me a volta à cabeça. Em Amesterdão, no dia 30 de Abril, reunem-se os holandeses e turistas, para celebrar o aniversário da rainha. A festa começa no dia 29, no final da tarde, uns logo em Amesterdão, outros noutras cidades holandesas. Há quem não durma, e os que dormem, fazem-no por pouco tempo. Há concertos pela manhã e tarde dentro, after-parties a partir das 9h da noite, uma multidão ansiosa por animação.
Free-spirit, open-minds são os lemas do festejo. Os holandeses que são tão organizados e tão certinhos, tiram folgas essa semana (até porque se segue o feriado do 1 de Maio) e dão azo à bagunça que não lhes é característica. Impossível encontrar um local minimamente sossegado para conversar. Impossível caminhar com algum espaço na rua. Nunca vi tanta gente junta e toda tão animada! Dos mais novos aos mais velhos, todos brindam à rainha e se divertem como jovens, mascarados, vestidos de laranja, com bandeiras da Holanda desenhadas ou presas à roupa...
Muitos copos no chão (Amesterdão torna-se uma lixeira), e, sobretudo, uma imensa alegria compartilhada por todos os presentes, em qualquer ponto da cidade, durante qualquer um dos concertos numa lista de centenas.
Um evento a repetir, sem dúvida nenhuma, talvez um dia que esteja a morar na Holanda ou talvez numa nova viagem... Ik hou van Nederland!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

ai ai... q saudades!