segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vícios

Há tantos vícios diferentes! Chocolates, fumar, pastilhas elásticas, telemóveis, arrumações, notícias... Eu tenho muitos. Tiques nervosos, também há uns que me afectam. Nem todos! Há aqueles mais estranhos, como o de piscar os olhos que nem ventoinhas tresloucadas ou o de gaguejar. Não, não tenho desses (ainda bem!)... Mas roo as unhas, mexo no cabelo entrelaçando-o circular e furiosamente nos dedos, entrelaço as canetas nos dedos fazendo-as rodar como se voassem por ali e, às vezes, chego a roê-las também (este vício é o mais horrendo, e eu evito-o). Porém, o meu maior vício é a internet... Não sabem o quanto sofri durante estas 48 horas em que o meu Kanguru não me acompanhou...
Adiante. Há aquelas pessoas que terminam todas as frases em "pá" ou em "hum", há outras que não param de fazer a perna tremer quando estão sentadas, há ainda aqueles que estão sempre a puxar o cabelo (que muitas vezes não têm) para trás da orelha ou os que não conseguem passar sem abanar a placa dentária. Todos temos vícios e tiques.
Tantas, tantas coisas que podem fazer impressão aos outros, que às vezes têm piada, outras vezes petrificam-nos de um certo nojo proveniente da falta de habituação e desconhecimento... Não nos irrita a pobreza de espírito desta maneira, certamente... Pelo contrário, a pobreza irrita muita gente... A beleza também não nos aborrece, só a fealdade...
Pergunto-me tantas vezes o que será que faço que mete impressão às pessoas?... Será que sorrio demais? Será que penso demais?... ou de menos?... Será que tenho algum tique nervoso desses verdadeiramente chatos do qual nunca me apercebi? E o José Carlos Malato... será que só me irrita a mim???

Nenhum comentário: