sexta-feira, 4 de abril de 2008

Lavagem de dinheiro

Recebi um telefonema de um número que não conhecia e, como sempre, sorri e atendi simpaticamente, não fosse aquilo ser uma proposta de emprego, uma chamada para entrevista, etc. Não, não era nada disso. Era um senhora brasileira (desculpem não me recordar do nome, mas não é muito relevante), que me felicitou por ser a mais recente vencedora de uma viagem para duas pessoas sei lá onde durante um fim de semana à escolha. Ooooppaaa! Boa! Pelos vistos, há cerca de 5 ou 6 meses, o meu pai teria preenchido um cupão num estabelecimento comercial em Viseu para se candidatar ao tal prémio... e ganhou!
O que acontece é que tenho este número de telemóvel, que anteriormente pertenceu ao meu pai, faz tempo. Mas tudo bem! Fiquei de falar com a minha mãe a ver se ela poderia ir hoje ao Hotel Grão Vasco (em Viseu) levantar o prémio. Não me pareceu que a minha mãe fosse alinhar nessa, pois é das pessoas mais desconfiadas e cépticas que eu conheço, mas tinha que lhe dizer... era um prémio!!
Tal como o previsto, a minha mãe não quis lá ir, pelo que quando me voltaram a contactar, disse que afinal não havia disponibilidade. A senhora brasileira não gostou muito e perguntou-me porquê. Então falei-lhe em três motivos: 1) tenho este número de telemóvel há mais de um ano, pelo que o meu pai nunca daria este número se já não o tinha; 2) o meu pai morreu no início de Agosto passado (já lá vão 8 meses), além de que esteve internado no hopital um mês ou dois antes de falecer (ou seja, 10 meses); 3) é tão frequente este tipo de empresas quererem ludibriar-nos, que é uma perda de tempo.
Posto isto, a senhora brasileira tentou ripostar, mas notei que ficou embaraçada, e acabou por desistir com facilidade.
Conto-vos esta história porque é uma coisa que me preocupa. Quantas pessoas serão enganadas neste tipo de situações? Se continuam a ligar para as nossas casas com tanta frequência é porque realmente lhes é rentável... Que tipo de lavagens cerebrais é que eles farão lá dentro?
Um dia, os meus pais foram a uma destas coisas e chegaram orgulhosos do novo faqueiro caríssimo que tinham comprado, ou estavam a comprar às prestações. No dia seguinte, andavam os dois tão enervados que a minha mãe quase chorou pela asneira que tinha cometido. O que se passou? Minaram-lhes a bebida? Mas quê? Quem será o público-alvo destas negociatas? Quem está por detrás disto?

Nenhum comentário: