domingo, 15 de junho de 2008

Geração MTV

James Blunt, Black Eyed Peas, Beyoncé, etc., etc., etc. Há nomes na música que, num momento, são incontornáveis, não pela sua qualidade (já vai dos gostos, vá...), mas sim porque estão na MTV e giram em todas as rádios constantemente.
Tantas pessoas da minha geração que adoram estas músicas que estão em todo o lado e eu não consigo gostar delas! É que nem é não gostar. Não é só isso! Acho aquilo mesmo muito mau! Nem sequer consigo perceber que alguém goste daquilo! No entanto, sou obrigada a ouvir, onde quer que vá.
Com a informação que temos hoje (bendita internet!), acho incrível como as pessoas continuam a engolir tudo o que a televisão lhes mostra. Apenas. Como é que não procuram outras coisas, abrindo assim horizontes e, no fundo, descobrindo-se?
Quando comecei a dar mais importância à música, tudo bem. Fiquei marcada pelos grandes hits das Spice Girls e dos Back Street Boys. A partir daí, não encontrei novidades. É tudo igual! Mas a minha geração continuou sempre assim, a ouvir aquelas coisas que já passou a horinha de deixarem de ser moda.
Eu sou muito esquisita nestas coisas. Por isso, sinto-me diferente das raparigas da minha geração. Não ficaria louca quando visse o Henrique Iglesias. O mais que podia era ir lá acordá-lo para a vida: "sê tu mesmo, não faças músicas que são iguais ao que toda a gente já fez! Assim só fazes figura de urso!".
Há coisas que eu gosto, claro que sim. Há músicas que gosto e depois deixo de gostar porque fico farta delas. Acho piada a coisas más, também, algumas. Mas que tenham um mínimo de originalidade. Por exemplo, gosto de Muse, de Toranja, de Moby... Ao seu tempo, estes também passavam em todas as rádios. Mas eu até gosto. Vá, não adoro!! Mas ouço sem problemas, até voluntariamente.
Depois gosto de coisas mais antigas, que não são muito o género da MTV, mas que, pensando bem, naquela altura, passaram na MTV, de certeza... Pearl Jam, Nirvana, Metalica, INXS, Duran Duran certamente foram hits porque passavam nesse canal. A velha guarda da música gosta de coisas mais antigas e, muitas delas, hão-de ter-lhes sido incutidas pelo canal revelação MTV.
Por isso, desde que a MTV existe, somos todos gerações MTV. Mas hoje já não faz sentido! Temos toda a música do mundo ao alcance de clicks. Porquê continuar a devorar as modas impostas pela TV? Porquê ser da moda? Se realmente gostamos de música, não podemos ter como referências músicos (?) que se impuseram pela sua beleza e juventude em vez de ser pela originalidade e qualidade. Desculpem, mas desta ideia ninguém me demove. Também podemos gostar de músicos belos e esbeltos. Tudo bem. Mas só esses porquê? Epa, e agora anda a moda da Amy Winehouse. Ela tem músicas bem agradáveis, mas já não consigo nem ouvir falar dela! As rádios fazem com que os artistas morram para mim.
A todos, garanto-vos que, se começarem a procurar outras coisas, vão começar a gostar mais de música. Irrita-me mesmo! Não se fiquem por aquilo que chega a vocês! Vão vocês ter com eles! A montanha pode vir a Maomé enquanto o Maomé também se dirige para ela. Encurta caminho e é mais justo... E não se limitam a esperar que vos façam a papinha toda (pode até ficar mal feita). Crescem, são mais vocês, encontram-se. Depois de ouvirem muitas coisas diferentes, depois de habituarem os vossos ouvidos a muitas coisas diferentes é que poderão perceber, afinal, de que tipos de música é que gostam mais. Senão vão sempre gostar imenso de Michael Bublé ou Justin Timberlake, Robbie Williams, Linkin Park, N Sync, Sugababes, 4 Taste, Ricky Martin, Maroon 5, Shakira, Alejandro Sanz, Christina Aguilera, Britney Spears e até (aaiiii!!!) Paris Hilton. Não é isso que querem para vocês, pois não? Não queiram ser apelidados de "Geração MTV". Isso é em sentido depreciativo!

Um comentário:

Unknown disse...

A MTV já teve o seu tempo áureo, back in th 80's e talvez a primeira metade dos 90's. Não digo isto porque a música que eles passavam na altura era a que mais gostava, não. Digo isto porque a MTV fazia jus ao nome, passava música, 24/7. Melhor ainda, passava vários estilos de música, Do pop cor-de-rosa ao metal, passando pelo rock, grunge, trip-hop, hip-hop [quando ainda era bom], e até aquela musiquinha de dança irritantíssima da época de 90 [ao estilo Ace of Base ou Steps]. Enfim, era um tempo em que os canais de música passavam música e não reality shows sobre teens mimados que acham que o mundo começa e acaba nos EUA.
Como se não bastasse a qualidade da músca que tem maior rotação é incrivelmente diminuta. Ainda há um punhado de artistas que se safam no meio daquilo tudo, mas são poucos, muito poucos. O que interessa é o lucro e não a qualidade. E como sabem que o canal é visto por milhões de adolescentes mais preocupados com o acne do que com o que os rodeia, o pessoal da MTV dá-lhes a papinha feita "não precisam de procurar mais, está aqui tudo o que precisam para dar continuidade à vossa inútil existência".
Para terminar, a Internet é realmente um mundo magnífico. Se as pessoas se dedicassem um pouco mais na busca de coisas novas seriam muito mais felizes. Falo por mim que já descobri uma enormidade incontável de novas bandas e artistas que merecem muito mais do que um myspace com 10.000 visitas. Mas enquanto existirem miúdos de 15 anos com pais a ouvir Emanuel e Toy e a comprar cds da Shakira e dos Tokio Hotel a MTV não vai mudar.

Bom post =)